Defensores de Maomé (Da Conquista aos Tribunais - Séculos VII-XVII)
Página publicada em: 08/08/2025
Dirce Lorimier Fernandes - R$100,00 (344 págs.)
R$ 100,00
Comprar agora
O que o leitor pode encontrar nas páginas deste livro? Pode-se afirmar, em síntese, que a leitura deste trabalho revelará uma pesquisadora que busca equidistância entre as religiões que, ao longo dos séculos, pautaram – ou camuflaram – as muitas disputas econômicas. O mais importante para Dirce Lorimier Fernandes não é definir quem está certo ou errado, mas “mostrar pontos de vista que sustentam crenças”, como alerta Joaquim Maria Botelho no prefácio. (Continue lendo...)

O que o leitor pode encontrar nas páginas deste livro? Pode-se afirmar, em síntese, que a leitura deste trabalho revelará uma pesquisadora que busca equidistância entre as religiões que, ao longo dos séculos, pautaram – ou camuflaram – as muitas disputas econômicas. O mais importante para Dirce Lorimier Fernandes não é definir quem está certo ou errado, mas “mostrar pontos de vista que sustentam crenças”, como alerta Joaquim Maria Botelho no prefácio.
Sem se limitar aos nomes icônicos da História, a autora põe em relevo outros nomes, quase sempre olvidados por grande parte dos estudiosos. “Pela pena da historiadora, heróis e conquistadores revelam traços e caracteres que, mesmo que não surpreendam, aclaram”.
Nesta obra, o leitor terá acesso a uma “análise explicativa de algumas das crenças, lendas, mitos, dogmas e contradições que cercam as suspeitas ocidentais sobre os seguidores de Maomé”. E tomará ciência das coisas que aproximam Ocidente e Oriente.
A extensa e diversa bibliografia, incluindo documentos inéditos, ilustra o empenho em registrar pensamentos e modos de pensar. Por fim, “este não é um livro para quem quer escolher um lado da História. É um livro para aqueles que preferem conhecer os lados vários que a pesquisa permite que se saiba, para compreender motivos, e não razões”.
****
Dirce Lorimier Fernandes nasceu em Novo Horizonte, SP, em 01/07/1937. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora, professora, autora de A Literatura Infantil (2003), A Inquisição na América (2004), Rainhas da Antiguidade – Sedução e Majestade (2013). Foi colaboradora, por mais de uma década, do jornal da colônia árabe, em São Paulo (“Anbá”), subvencionado pelos países que compunham a hoje extinta Liga dos Estados Árabes (LEA). No início de 1979, foi levada por essa instituição representativa dos países árabes para participar de um congresso em Bagdá, no Iraque, onde permaneceu por três meses. Esteve em Damasco, na Síria, a convite da embaixada da Síria, e visitou Palmira, o que a incentivou a estudar a saga da rainha Zenóbia. Visitou Marrocos, onde colheu preciosas informações contidas na presente obra. Além disso, consultou documentos inéditos no Archivo General da la Nación, do México; na Torre do Tombo, em Portugal, e em dezenas de livros dos maiores especialistas em História, Sociologia, Teologia e História da Arte.