Editora LetraSelvagem

Editora e Livraria Letra Selvagem

Literaura Brasileira

Os melhores escritores do Brasil

Ricardo Guilherme Dicke

Romance, Poesia, Ficção

Deus de Caim

Olga Savary

Nicodemos Sena

Edivaldo de Jesus Teixeira

Marcelo Ariel

Tratado dos Anjos Afogados

LetraSelvagem Letra Selvagem

Santana Pereira

Sant´Ana Pereira

Romance

Nicodemos Sena

Invenção de Onira

A Mulher, o Homem e o Cão

A Noite é dos Pássaros

Anima Animalista - Voz de Bichos Brasileiros

A Espera do Nunca mIas (uma saga amazônica)

O Homem Deserto Sob o Sol

Romancista

Literatura Amazonense

Literatura de Qualidade

Associação Cultural Letra Selvagem

youtube
Destaque Cadastre-se e receba por e-mail (Newsletter) as novidades, lançamentos e eventos da LetraSelvagem.

Notícias

Fonte maior
Fonte menor
Cyro de Mattos ganha o Prêmio PEN Clube do Brasil 2015
Página publicada em: 28/01/2016
O PEN Clube do Brasil realizou no dia 14 de dezembro de 2015, no Terraço Panorâmico da sede do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), na Glória, Rio de Janeiro, a entrega do Prêmio Clube do Brasil 2015. (Cotinue lendo)
Na categoria narrativa, ganhou  o baiano Cyro de Mattos com o romance Os ventos gemedores, publicado pela LetraSelvagem em 2014. O prêmio é o Troféu  PEN, Diploma e 3500 reais.
 
Em poesia o prêmio foi entregue a Izacyl Guimarães Ferreira com o livro Altamira e Alexandria. Já em ensaio a vencedora foi Ana Ferro com Os papagaios amarelos na ilha do Maranhão. A Comissão julgadora do Prêmio Literário Nacional  PEN Clube do Brasil 2015, constituída das professoras doutoras na área de Letras Luiza Lobo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Delia Cambeiro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Maria Luiza Belotti, da Universidade Estácio de Sã do Rio de Janeiro, definiu os ganhadores em reunião realizada dia 8 de dezembro na sede do PEN Clube do Brasil.
 
Eis alguns escritores que  já ganharam o Prêmio Pen Clube do Brasil: Guimarães Rosa, Ferreira Gular, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Lígia Fagundes Teles, Autran Dourado,  Gilberto Freire, Adonias Filho,Érico Veríssimo,  Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, Cassiano Ricardo, Antonio Cândido, Antonio Torres, Herberto Sales, Alceu Amoroso Lima, Dalton Trevisan,  Fernando Sabino, Orígenes Lessa, Helena Parente Cunha, Oto Maria Carpeaux, José J. Veiga. Rubem Fonseca, José Cândido de Carvalho, Pedro Calmon, Álvaro Lins, Cyro dos Anjos  e Guilherme Figueiredo.
 
A entrega da premiação foi conduzida pelo escritor e professor doutor em letras Claudio Aguiar. Após a entrega dos prêmios foi realizado o jantar de confraternização dos associados do PEN Clube do Brasil.  Além da presença de mais de uma centena de sócios e convidados especiais, prestigiaram o encontro os Acadêmicos Geraldo Holanda Cavalcanti e Domício Proença Filho, respectivamente, Presidente e Secretário-Geral da Academia Brasileira de Letras; Victorino Chermont de Miranda, Vice-Presidente do IHGB; Levy Bucalem Ferrari, ex-presidente da União Brasileira de Escritores (São Paulo) e, ainda, vários representantes de entidades literárias, culturais e artísticas. O cerimonial do jantar esteve a cargo do ator e dramaturgo, Sergio Fonta, membro titular do PEN Clube.

Faça seu comentário, dê sua opnião!

Imprimir
Voltar
Página Inicial

Autores Selvagens

Autor

» Adelto Gonçalves

Jornalista com passagem em alguns dos maiores órgãos da Imprensa de São Paulo, professor univeresitário com doutorado pela USP (Univesidade de São Paulo), especialista em Literatura Portuguesa e Espanhola, autor de ensaios premiados, é também excelente ficcionista, como se pode comprovar neste romance "Os vira-latas da madrugada", um dos livros premiados, em 1980, no concurso de âmbito nacional promovido pela Livraria José Olympio Editora, que o lançou em 1981, e, trinta e quatro anos depois, é reeditado pela LetraSelvagem. "Adelto Gonçalves tem o dom de fazer viver suas personagens, convencendo o leitor de seu valor humano, mesmo quando suas ações, como as de Pingola e Quirino, lhe repugnem", escreveu Maria Angélica Guimarães Lopes, professora emérita da Universidade South Carolina, em resenha publicada na "Revista Iberoamericana", do Instituto Internacional de Literatura Iberoamericana, Universidade de Pittsburg, EUA, janeiro de 1985.

Colunas e textos Selvagens

© 2008 - 2021 - Editora e Livraria Letra Selvagem - Todos os Direitos Reservados.