Editora LetraSelvagem

Editora e Livraria Letra Selvagem

Literaura Brasileira

Os melhores escritores do Brasil

Ricardo Guilherme Dicke

Romance, Poesia, Ficção

Deus de Caim

Olga Savary

Nicodemos Sena

Edivaldo de Jesus Teixeira

Marcelo Ariel

Tratado dos Anjos Afogados

LetraSelvagem Letra Selvagem

Santana Pereira

Sant´Ana Pereira

Romance

Nicodemos Sena

Invenção de Onira

A Mulher, o Homem e o Cão

A Noite é dos Pássaros

Anima Animalista - Voz de Bichos Brasileiros

A Espera do Nunca mIas (uma saga amazônica)

O Homem Deserto Sob o Sol

Romancista

Literatura Amazonense

Literatura de Qualidade

Associação Cultural Letra Selvagem

youtube
Destaque Cadastre-se e receba por e-mail (Newsletter) as novidades, lançamentos e eventos da LetraSelvagem.

Artigos

Fonte maior
Fonte menor
Paraense faz boa ficção com 'anos de chumbo' e choques entre culturas
Página publicada em: 14/06/2008
Olga Savary*
Ao estrear com saga de fôlego, Nicodemos Sena dá uma lição de leteratura e de brasilidade (Publicado no jornal O GLOBO, caderno Prosa & Verso, 3/3/2001, Rio de Janeiro)
Livros há que penalizam árvores, esses generosos seres da natureza que, além de tudo o que doam ao planeta Terra (o equilíbrio ecológico, sombra e tudo o mais), dão a celulose necessária à fabricação do papel para os livros dos escritores. Quando vejo um mau livro, o primeiro pensamento que me vem é este: coitadas das árvores! Este desperdício imperdoável remete à idéia de que a escritura nasce bem antes de ser escrita. Arte é "coisa mental", já afirmava Leonardo da Vinci. Poesia, por exemplo: deveríamos viver em estado de poesia, o que certamente nos faria mais felizes.

 

É uma alegria quando nos deparamos com um livro como A espera do nunca mais (Editora Cejup, 876 páginas), esta extraordinária saga amazônica, narrada com sedução, seriedade, poesia. Forma e estilo são impecáveis nessa estréia, que nem estréia parece, de tão madura. Todo o livro, o primeiro do paraense de Santarém Nicodemos Sena, em suas 880 páginas, é uma exaltação à palavra, lavra que o autor utiliza como veículo para contar inúmeras histórias entrecruzadas dos seres amazônidas, habitantes genuínos dessa esplendorosa floresta, ícone nacional. Quando pensamos em Brasil, três palavras traduzem o espírito do nosso país: Amazônia, futebol e carnaval.

 

Da primeira, a Amazônia, trata A espera do nunca mais. Menino criado na beira do rio, habituado às caçadas nas brenhas da mata e aventuras, Nicodemos desde cedo se embrenhou também na viagem maior que é a literatura. Leu os bons autores, principalmente os brasileiros, e entre eles os grandes paraenses, de quem se confessa devedor, como Inglês de Souza, Ferreira de Castro – que não era da região, mas escreveu sobre ela, assim como o poeta Raul Bopp, gaúcho de alma amazônica, com seu magistral Cobra Norato – Dalcídio Jurandir e Benedicto Monteiro.

 

Machado de Assis e Márcio Souza também estiveram entre suas leituras precoces, entre tantos mais. Aos 13 anos escreveu uma aventura longa, sua primeira incursão literária, depois destruída, a que intitulou O inferno verde. O menino que se deslumbrava com os mestres da literatura brasileira, hoje, com estas alentadas páginas de "A espera", está sendo comparado pela crítica a Graciliano Ramos e João Ubaldo Ribeiro, dois autores de sua especial preferência. É inegável, pelo menos, o parentesco. Para Nicodemos Sena, literatura é opção de vida e tem função social, devendo contribuir para tornar o homem melhor e o mundo mais suportável, com as pessoas mais tolerantes.

 

Nascido em 1958, o santareno Nicodemos Sena foi em 1977 para São Paulo estudar, tendo se bacharelado em jornalismo pela PUC e em direito pela USP. Residiu anos em São José dos Campos, para onde deverá retornar agora em 2001, após ter cumprido em 2000 a tarefa de diretor de redação do jornal "A Província do Pará". Após lançar A espera do nunca mais em Belém, Santarém e São Paulo, e ter recebido o Prêmio Lima Barreto-Brasil 500 Anos, da União Brasileira de Escritores, no Rio, Nicodemos já prepara o segundo romance.

 

Rigoroso com a sua própria criação, o autor não pretendeu escrever um romance "ecológico" ou "histórico", coisa que para ele seria mais fácil mas perigoso, podendo cair numa vertente piegas. Preferiu o caminho mais árduo da saga amazônica, cujo cerne situa-se na década de 50 em diante até os derradeiros "anos de chumbo" da malfadada ditadura militar, quando o capital internacional se instalou na Amazônia. Interessa-o flagrar o choque cultural entre as duas culturas, a do branco e a do índio, de como os valores de uma sociedade industrial tentam engolir, qual uma cobra-grande engole na narrativa um pequeno sapo, a sociedade autóctone e arcaica do caboclo desta região majestosa e vilipendiada.

 

De muita pesquisa, imaginação e criatividade resultou esta obra monumental, iniciada há cerca de dez anos, quando Nicodemos se questionou sobre que forma usar: naturalista? fantasiosa? realista? Decidiu-se por uma harmoniosa dosagem de todas estas vertentes, e mais muita poesia e humanismo, que sem estas duas últimas nada de criação vale a pena. Bebe o autor na fonte de mistério das muitas águas amazônicas, porém escapando do regionalismo limitador. Não esquecendo, no entanto, o que dizia Leon Tolstoi: pinta tua aldeia e pintarás o mundo. E que o leitor não se engane: como nas lendas indígenas, a trama é linear apenas na aparência, uma vez que a sinuosidade dos rios e igarapés é volúpia pura.

 

Um ano levou ele lendo e pesquisando, mais quatro anos só escrevendo, e depois um ano e meio lapidando o texto. Ou seja: quase sete anos de paixão pelo trabalho. Um trabalho extenuante? Com certeza, porém o autor se deparou com uma monumentalidade a que já não podia recuar, semelhante à cobra-grande querendo engolir o seu criador, no caso, imaginador. "A espera", na verdade, contém três romances dentro de si, até porque, como diz o autor, os problemas da região se avolumam. O livro não poderia senão refletir e representar a magnificência da Amazônia, tanto na sedução de suas lendas, quanto na de seus problemas. A espera do nunca mais, de Nicodemos Sena, é uma lição de literatura e de brasilidade.

 

_____________

*OLGA SAVARY é poeta e escritora, autora, entre outros, de “Repertório Selvagem” (Fundação Biblioteca Nacional, RJ)


Faça seu comentário, dê sua opnião!

Imprimir
Voltar
Página Inicial

Autores Selvagens

Autor

» Carlos Nejar

Poeta, romancista e ensaísta, da Academia Brasileira de Letras, um dos nomes de maior projeção dentro e fora do Brasil, aclamado pela crítica. No dizer de Antônio Houaiss: "Essa criação tão intensa, tão passional (da condição humana) busca, com homo sapiens, atingir os ápices da solidariedade humana. O que não é dado, em todos os tempos, senão a poucos - a esses em cuja normalidade há um quantum de loucura e outro tanto de santidade". Traduzido em várias línguas, tem sido estudado nas universidades do Brasil e do exterior.

Colunas e textos Selvagens

© 2008 - 2021 - Editora e Livraria Letra Selvagem - Todos os Direitos Reservados.