Editora LetraSelvagem

Editora e Livraria Letra Selvagem

Literaura Brasileira

Os melhores escritores do Brasil

Ricardo Guilherme Dicke

Romance, Poesia, Ficção

Deus de Caim

Olga Savary

Nicodemos Sena

Edivaldo de Jesus Teixeira

Marcelo Ariel

Tratado dos Anjos Afogados

LetraSelvagem Letra Selvagem

Santana Pereira

Sant´Ana Pereira

Romance

Nicodemos Sena

Invenção de Onira

A Mulher, o Homem e o Cão

A Noite é dos Pássaros

Anima Animalista - Voz de Bichos Brasileiros

A Espera do Nunca mIas (uma saga amazônica)

O Homem Deserto Sob o Sol

Romancista

Literatura Amazonense

Literatura de Qualidade

Associação Cultural Letra Selvagem

youtube
Destaque Cadastre-se e receba por e-mail (Newsletter) as novidades, lançamentos e eventos da LetraSelvagem.

Autores Selvagens

Fonte maior
Fonte menor
José Genoino
Página publicada em: 01/11/2024
Um dos líderes mais emblemáticos da luta revolucionária de inspiração marxista-leninista surgidos no Brasil, no combate à ditadura militar de 1964, bem como, após a redemocratização do país em 1985, destacado negociador no Parlamento. (Saiba mais...)
Imagem
José Genoino Neto nasceu em 3 de maio de 1946 no encantador vilarejo do Encantado, em Quixeramobim, sertão do Ceará. Ainda na tenra idade de 14 anos demonstrava uma curiosidade imensa e uma inextinguível sede de conhecimento. Guiado pelo lendário padre Salmito à cidade de Senador Pompeu e, posteriormente, encaminhado para Fortaleza. Ao atingir a maturidade, aos 18 anos, movido por uma crença inabalável em um mundo novo pautado pelos ideais de “liberdade, igualdade e fraternidade”, Genoino partiu, já na clandestinidade, para o conflito que definiria todos os contornos de sua existência marcada por desafios e conquistas: a Guerrilha do Araguaia. Sobrevivente da guerrilha e das atrocidades sofridas nos porões da ditadura militar, Genoino alcançou os ápices de reconhecimento como um dos legisladores de maior destaque e respeitabilidade na ala progressista brasileira. Cumpriu sete mandatos de Deputado Federal, sendo um deles como notável constituinte. Contudo, em 2005, o caso do "mensalão" o colocou em um contexto de vilificação e ostracismo, o qual somente foi completamente superado no ano de 2023, quando foi absolvido das acusações injustas, permitindo-lhe, mais uma vez, reafirmar a integridade de seus princípios e convicções. Este trabalho busca transcender a simples narração das vicissitudes vividas por José Genoino, aspirando a iluminar as corajosas e altruístas batalhas empreendidas pelo povo brasileiro contra uma era sombria marcada pela repressão militar, que se estendeu de 1964 a 1985. Porque o livro não narra só a história de um homem mas de uma geração resistente que moldou a história contemporânea do Brasil. (Texto das orelhas do livro "José Genoino - Uma Vida Entrevista", publicado pela Letra Selvagem em 2024).

Faça seu comentário, dê sua opnião!

Imprimir
Voltar
Página Inicial

Autores Selvagens

Autor

» Hernâni Donato

Hernâni Donato já foi chamado de "o homem dos sete instrumentos". Isto porque, aos 89 anos de idade, membro da Academia Paulista de Letras, é autor de mais de 70 livros, nos mais variados campos da atividade humana, indo da literatura infanto-juvenil à biografia, da historiografia aos costumes, da pesquisa à divulgação científica. Entre as numerosas traduções que realizou, destaca-se a da "Divina Comédia", de Dante Alighieri, em prosa e para divulgação entre o povo. Mas foi no romance que se deu a perfeita combinação do observador minucioso, na linha do cientista social, com o escritor de estilo claro e elegante. É o autor de "Selva Trágica", "Chão Bruto", "Rio do Tempo", "O Caçador de Esmeraldas" e "Filhos do Destino", sucessos editoriais nas décadas de 1950 e 60. Alguns críticos, como Abdias Lima (“Correio do Ceará”, 2/2/1977, Fortaleza, CE), aproximaram Hernâni Donato de Erskine Caldwell e John Steinbeck, a geração norte-americana da revolta, o Caldwell de "Chão Trágico" e o Steinbeck de "As Vinhas da Ira".

Colunas e textos Selvagens

© 2008 - 2021 - Editora e Livraria Letra Selvagem - Todos os Direitos Reservados.