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Por que falar em morte se é primavera?
Página publicada em: 18/02/2023
Leonor Assad - R$44,90 (120 pág.)
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As personagens de Leonor Assad fazem frente aos preconceitos de uma sociedade que historicamente quer silenciar e subjugar as mulheres(...). Elogio à subversão e ao desejo, a estreia de Leonor vem para mostrar que, torcendo o que diz o provocativo título deste livro, até na morte sempre é primavera", afirmou o crítico Wilson Alves-Bezerra. Leia a íntegra do texto a seguir.
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Por que falar em morte se é primavera? – coletânea de oito contos – é a estreia na ficção de Leonor Assad, professora titular aposentada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Essas oito narrativas breves apresentam sempre mulheres-protagonistas, desde a adolescente do conto “O dia em que Clarinha matou seu professor de literatura” até a idosa Virginia, de “Entre ruídos e cheiros”. Porém não se trata de retratar as fases da vida da mulher e sim, mais importante, mostrar como o desejo constitui e é decisivo para cada uma das personagens aqui retratadas, não importa qual seja sua idade. As personagens de Leonor Assad fazem frente aos preconceitos de uma sociedade que historicamente quer silenciar e subjugar as mulheres: mesmo quando a própria personagem tenta se conter, trancando suas palavras, atando-se pés e mãos, corpo e linguagem se rebelam e o verbo jorra insurgente, como em “Palavras de Papel”. Outras, como a protagonista anônima de “A vizinha”, morrem amando sem se submeter ao casamento, ou simplesmente partem adiante, como “De algum lugar”, pois existir é movimento. Elogio à subversão e ao desejo, a estreia de Leonor vem para mostrar que, torcendo o que diz o provocativo título deste livro, até na morte sempre é primavera. (Wilson Alves-Bezerra, texto das orelhas)
 
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» António Cabrita

António Cabrita ainda é uma novidade para o público brasileiro, mas não para a crítica do Brasil, que acompanha os passos desse importante e irrequieto escritor português. Adelto Gonçalves, doutor em Literatura Portuguesa pela USP-Universidade de São Paulo, afirmou: “Este português de Almada (1959) foi para Maputo (Moçambique) há poucos anos, numa época em que raros lusos se dispõem a ir para a África e os que de lá retornaram choram até hoje o ‘império colonial derramado’. Não se arrependeu, pois encontrou material, o chamado ‘tecido da vida’, para escrever novas e surpreendentes histórias como estas que o leitor brasileiro tem a oportunidade de conhecer”. E Maurício Melo Júnior, que é escritor, crítico e apresentador do programa Leituras da TV Senado, escreveu a respeito do romance "A Maldição de Ondina", que marca a estreia de António Cabrita no Brasil: “António Cabrita traz a capacidade de domar o espírito aventureiro e conservador de Portugal. E isso é o cerne de nossa alma universal”.

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