Editora LetraSelvagem

Editora e Livraria Letra Selvagem

Literaura Brasileira

Os melhores escritores do Brasil

Ricardo Guilherme Dicke

Romance, Poesia, Ficção

Deus de Caim

Olga Savary

Nicodemos Sena

Edivaldo de Jesus Teixeira

Marcelo Ariel

Tratado dos Anjos Afogados

LetraSelvagem Letra Selvagem

Santana Pereira

Sant´Ana Pereira

Romance

Nicodemos Sena

Invenção de Onira

A Mulher, o Homem e o Cão

A Noite é dos Pássaros

Anima Animalista - Voz de Bichos Brasileiros

A Espera do Nunca mIas (uma saga amazônica)

O Homem Deserto Sob o Sol

Romancista

Literatura Amazonense

Literatura de Qualidade

Associação Cultural Letra Selvagem

youtube
Destaque Cadastre-se e receba por e-mail (Newsletter) as novidades, lançamentos e eventos da LetraSelvagem.

Críticas

Fonte maior
Fonte menor
A Mulher, o Homem e o Cão
Página publicada em: 26/06/2016
Fernando Py
Narrativa simbólica e arquetípica revolve as obscura entranhas da mítica "realidade" de uma região de sonhos e pesadelos do humano em estado de absoluto abandono. Confira a resenha de Fernando Py (publicada originalmente no jornal "Tribuna de Petrópolis", 18.03.2016, Petrópolis, RJ)
No romance (talvez seja melhor chama-lo simplesmente de “narrativa”) A Mulher, o Homem e o Cão, de Nicodemos Sena (Taubaté, SP: LetraSelvagem, 2009); prefácio de Christina Ramalho; posfácio de Dirce Lorimier Fernandes), o leitor se defronta com um texto recheado de uma atmosfera onírica, fantasmagórica, onde se misturam a lenda, o sonho, os contos de fada, aspectos bíblicos-religiosos, misticismos, encantamentos e alucinações que podem conferir ao conjunto o fantástico e o inverossímil próprios à narrativa, narrativa que, como a de Riobaldo em Grande Sertão: Veredas, é narrativa para um ouvinte que não é identificado.
 
Cumpre assinalar que os personagens não têm nome, vivem à beira de um rio anônimo. Tudo isto indica que se trata de uma história passada em qualquer ponto do mundo, vivida por gente que pode ter qualquer origem. Logo no começo, o homem recomenda à mulher, ao sair: “Fica na cabana até que eu volte, e não desce parta o rio”. Isto nos lembra a história do Barba Azul – e a mulher faz exatamente o oposto: vai ao rio. A partir dessa desobediência, como que se desata o maravilhoso: uma mulher se defronta com uma criatura vermelha, de pele escamosa, com sete cabeças e dez chifres, ou seja, uma das bestas do Apocalipse de João (Apocalipse 17:3-5). Com as palavras da criatura, a mulher se sente seduzida e aí se desenvolvem o mistério, os sonhos, as alucinações. Por outro lado, tanto a mulher quanto o homem e o filho – que teriam perdido – e até o cão se modificam passo a passo, por vezes assumindo formas fantásticas, misto de seres humanos e animais. Existem e não existem ao mesmo tempo, e essas metamorfoses e transformações dependem muito da maneira como se veem e são vistos por si e pelas criaturas certamente forjadas pela imaginação.
 
Nicodemos Sena possui não só a habilidade de contar uma história, mas também é mestre em criar atmosferas de encanto e mistério. Apesar da dificuldade de leitura: o livro deve ser lido com muita atenção e cuidado para que bem se possa assimilar todos os fenômenos e mistérios encadeados – apesar disso, a obra arrasta e subjuga o leitor, que vai acompanhando todas as peripécias do texto. Ao final, acabadas as alucinações, o homem, a mulher e o menino sentam-se juntinhos à beira do rio e desaparece o homem a quem teria sido contada a narrativa. É importante meditar bem sobre o texto.
___________
*Fernando Py é poeta, crítico literário e tradutor brasileiro. Traduziu a íntegra da monumental obra proustiana Em Busca do Tempo Perdido (Ed. Ediouro, 2002, RJ)

Faça seu comentário, dê sua opnião!

Imprimir
Voltar
Página Inicial
© 2008 - 2021 - Editora e Livraria Letra Selvagem - Todos os Direitos Reservados.