Editora LetraSelvagem

Editora e Livraria Letra Selvagem

Literaura Brasileira

Os melhores escritores do Brasil

Ricardo Guilherme Dicke

Romance, Poesia, Ficção

Deus de Caim

Olga Savary

Nicodemos Sena

Edivaldo de Jesus Teixeira

Marcelo Ariel

Tratado dos Anjos Afogados

LetraSelvagem Letra Selvagem

Santana Pereira

Sant´Ana Pereira

Romance

Nicodemos Sena

Invenção de Onira

A Mulher, o Homem e o Cão

A Noite é dos Pássaros

Anima Animalista - Voz de Bichos Brasileiros

A Espera do Nunca mIas (uma saga amazônica)

O Homem Deserto Sob o Sol

Romancista

Literatura Amazonense

Literatura de Qualidade

Associação Cultural Letra Selvagem

youtube
Destaque Cadastre-se e receba por e-mail (Newsletter) as novidades, lançamentos e eventos da LetraSelvagem.

Críticas

Fonte maior
Fonte menor
Crônicas e contos
Página publicada em: 07/06/2016
Fernando Py
Simplicidade, leveza e sofisticação da linguagem, na pena do cronista cearense, radicado em Mossoró-RN, Clauder Arcanjo (resenha publicada originalmente na "Tribuna de Petrópolis", Petrópolis, RJ, 27.02.2015)
As crônicas de Clauder Arcanjo, em Uma graça no asfalto (Taubaté, SP; LetraSelvagem, 2014) atraem o leitor por dois motivos: são muito bem escritas e conseguem prender suas atenção em todo o transcorrer do texto. Em nenhuma delas existe o ranço dos textos elaborados com a preocupação de “fazer literatura”. Aliterário, portanto? Nem de longe... Clauder Arcanjo escreve com simplicidade, sim, mas uma simplicidade que engana – como, em outra medida, enganavam os poemas e sonetos antigos de Quintana, que alguns críticos dos Anos 40 consideravam passadistas –, uma simplicidade que maneja ativamente o discurso. Falando do amor conjugal, das vicissitudes diárias de todos, das pequenas tragédias ignoradas pela imprensa, apresentando gente de comportamento algo misterioso, como as duas mulheres que compram jornais e os distribuem para leitura de outras pessoas; e, além disso, criando personagens típicas em textos de leveza e humor, feito o indivíduo de pernas curtas que se transforma em campeão de corridas, ou as crônicas relativas ao Acácio, o que temos é sempre o escritor que conhece e estima a literatura brasileira e seus principais vultos, sobretudo Machado de Assis.
 
Clauder Arcanjo é um escritor importante, talvez ainda mal conhecido no Sudeste e Sul do Brasil, mas de valor inconteste. É um grande prazer estético a leitura completa de Uma garça no asfalto.
____________
*Fernando Py é poeta, crítico literário e tradutor brasileiro. Traduziu a íntegra da monumental obra proustiana Em Busca do Tempo Perdido (Ed. Ediouro, 2002, RJ)

Faça seu comentário, dê sua opnião!

Imprimir
Voltar
Página Inicial
© 2008 - 2021 - Editora e Livraria Letra Selvagem - Todos os Direitos Reservados.