Editora LetraSelvagem

Editora e Livraria Letra Selvagem

Literaura Brasileira

Os melhores escritores do Brasil

Ricardo Guilherme Dicke

Romance, Poesia, Ficção

Deus de Caim

Olga Savary

Nicodemos Sena

Edivaldo de Jesus Teixeira

Marcelo Ariel

Tratado dos Anjos Afogados

LetraSelvagem Letra Selvagem

Santana Pereira

Sant´Ana Pereira

Romance

Nicodemos Sena

Invenção de Onira

A Mulher, o Homem e o Cão

A Noite é dos Pássaros

Anima Animalista - Voz de Bichos Brasileiros

A Espera do Nunca mIas (uma saga amazônica)

O Homem Deserto Sob o Sol

Romancista

Literatura Amazonense

Literatura de Qualidade

Associação Cultural Letra Selvagem

youtube
Destaque Cadastre-se e receba por e-mail (Newsletter) as novidades, lançamentos e eventos da LetraSelvagem.

Críticas

Fonte maior
Fonte menor
Um testamento crítico
Página publicada em: 24/01/2016
Fernando Py
"Escritores Brasileiros do Século XX", da professora Nelly Novaes Coelho, é a suma de 50 anos de estudos, leituras e releituras; a suma de uma vida dedicada à Literatura Brasileira, segundo o crítico Fernando Py (resenha publicada na "Tribuna de Petrópolis", 12.07.2013, RJ)
Professora universitária, desde 1960, titular de Teoria da Literatura na Faculdade de Letras de Marília (SP, 1961), doutora em Letras (USP, 1967), livre docente (USP, 1967), e professora titular de Literatura Portuguesa (USP, 1985), Nelly Novaes Coelho, crítica literária e ensaísta, dedica-se atualmente, aos noventa anos, à pesquisa e análise das Literaturas Brasileira e Portuguesa. Acaba de publicar uma obra alentada, Escritores Brasileiros do Século XX – Um Testamento Crítico (Taubaté, SP, LetraSelvagem, 2013, 976 p.; volume encadernado e com cobertura), no qual estuda e analisa 81 escritores, a grande maioria vistos pelos trabalhos de ficção (romance, novela, contos), além de memorialistas (Ascendino Leite) e um que outro poeta.
 
A autora indica essa enorme reunião de textos como sendo o seu “testamento crítico”, feito estivesse se despedindo de nós, seus leitores. É evidente o exagero, pois Nelly Novaes Coelho continua produzindo sem descanso. Escritores Brasileiros do Século XX é, como está dito na contracapa do livro, “a suma de 50 anos de pesquisas, leituras e releituras de obras apresentadas em cursos universitários, no Brasil, Portugal e Estados Unidos”.
É bastante diversificada a fama e a qualidade dos escritores reunidos no livro. Além dos mais conhecidos (Jorge Amado, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Mário de Andrade, Oswaldo de Andrade, Adonias Filho, Ariano Suassuna, Autran Dourado, Fernando Sabino, Érico Veríssimo...), surgem nomes um tanto desprezados pela crítica ou pela “mídia” (Cornélio Pena, Octávio de Faria, Cyro dos Anjos, Campos de Carvalho, Murilo Rubião, João Ubaldo Ribeiro, Inácio de Loyola Brandão...), além daqueles mais antigos de valor (Lima Barreto, Monteiro Lobato...), ou que ainda não são bem conhecidos pelo público (Antônio Olavo Pereira, Guilherme Dicke, Samuel Rawet, Alaor Barbosa).
 
Além da natural diversidade no escopo de seus trabalhos, as obras desses escritores põem à mostra a quebra de padrões que reflete uma sociedade exausta e cansada de Deus e das ideologias, muito embora nada feliz com o caos materialista que a envolveu. De todo modo, o livro de Nelly Novaes Coelho é de leitura e consulta imprescindíveis.
_______________
*Fernando Py é poeta, crítico literário e tradutor brasileiro. Traduziu a íntegra da monumental obra proustiana Em Busca do Tempo Perdido (Ed. Ediouro, 2002, RJ)

Faça seu comentário, dê sua opnião!

Imprimir
Voltar
Página Inicial

Autores Selvagens

Autor

» Mariano Azuela

Escritor mexicano do século XX dos mais fecundos, de aguçada preocupação social; seus romances rompem os limites do gênero épico e constituem-se num marco inquestionável da Literatura latino-americana. Na apresentação desta primeira edição brasileira de "Os de baixo", outro grande escritor mexicano, Carlos Fuentes, escreve: "Debaixo dessa lápide de séculos saem os homens e mulheres de Azuela: são as vítimas de todos os sonhos e todos os pesadelos do Novo Mundo".

Colunas e textos Selvagens

© 2008 - 2021 - Editora e Livraria Letra Selvagem - Todos os Direitos Reservados.