Editora LetraSelvagem

Editora e Livraria Letra Selvagem

Literaura Brasileira

Os melhores escritores do Brasil

Ricardo Guilherme Dicke

Romance, Poesia, Ficção

Deus de Caim

Olga Savary

Nicodemos Sena

Edivaldo de Jesus Teixeira

Marcelo Ariel

Tratado dos Anjos Afogados

LetraSelvagem Letra Selvagem

Santana Pereira

Sant´Ana Pereira

Romance

Nicodemos Sena

Invenção de Onira

A Mulher, o Homem e o Cão

A Noite é dos Pássaros

Anima Animalista - Voz de Bichos Brasileiros

A Espera do Nunca mIas (uma saga amazônica)

O Homem Deserto Sob o Sol

Romancista

Literatura Amazonense

Literatura de Qualidade

Associação Cultural Letra Selvagem

youtube
Destaque Cadastre-se e receba por e-mail (Newsletter) as novidades, lançamentos e eventos da LetraSelvagem.

Críticas

Fonte maior
Fonte menor
Um cronista na Petrobras
Página publicada em: 05/12/2014
Manoel Hygino dos Santos
"Neste tempo em que o nome da Petrobras pareceria apenas ligado a falcatruas e escândalos, distanciada de seu patriótico desígnio original, surge um autor, professor, engenheiro da grande empresa, gerente de plataforma. Divide a vida entre a terra e o mar e consegue produzir crônicas de rara beleza, lembrando a poesia de “Novenário de Espinhos”, elogiado por Ivan Junqueira, da ABL". Confira na crônica de Manoel Hygino dos Santos (publicada originalmete no jornal "Hoje em Dia", Belo Horizonte, 04/12/2014)
São exatamente 174 páginas de muito sentimento, de expressões de solidariedade e amor. Assim é Uma garça no asfalto”, lançado recentemente pela LetraSelvagem, de Taubaté (SP).
 
Quem descobriu o autor – Clauder Arcanjo – foi o escritor e editor Nicodemos Sena, que saiu da Amazônia, onde nasceu e começou em literatura, para exercer a dupla e difícil missão no Sul.
Descobriu esse Clauder, que veio à luz em Santana do Acaraú, no Ceará, em 1963, e se mudou para Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde assina crônica semanal na “Gazeta do Oeste”.
 
Um caso curioso. Neste tempo em que o nome da Petrobras pareceria apenas ligado a falcatruas e escândalos, distanciada de seu patriótico desígnio original, surge um autor, professor, engenheiro da grande empresa, gerente de plataforma. Divide a vida entre a terra e o mar e consegue produzir crônicas de rara beleza, lembrando a poesia de Novenário de espinhos, elogiado por Ivan Junqueira, da ABL.
 
O título do livro é adequado à linha ética do autor. Adverte para a existência de pessoas que estão "fora do lugar" em determinado momento, ou são assim mesmo, ao longo da vida. Uma garça no asfalto, nada se suporia mais esdrúxulo, mas existe.
 
O primeiro texto antecipa os seguintes: “Tributo a uma mãe desconhecida” retrata uma jovem, de joelhos, junto a uma dessas cruzes silenciosas fincadas à margem de nossas estradas e que somam mais de 50 mil vítimas a cada ano.
 
São registros fúnebres nunca “notados por aqueles que são pródigos de velocidade e secos de memória”. A cruz à margem da rodovia é homenagem a uma mãe, e o autor lembra Drumond: “Se eu fosse rei do mundo baixava um decreto: mãe não morre nunca”.
 
A segunda crônica segue a temática: “mãe com fome”. Na calçada de uma cidade, um filho suga seios murchos, enquanto a mão materna pede comida na noite de Ano Novo. De repente, falham-lhe as últimas energias, a mulher desmaia e cai. Os que passam fazem de conta que não veem, porque não querem que o Réveillon seja estigmatizado por cena tão deplorável.
 
O cronista faz indagações cruciais: “onde estão as campanhas – Fome Zero, Natal sem Fome?... Onde andam os homens e as mulheres que apregoam caridades-mil em cartões repletos de mensagens lindas e emocionantes, eivadas de solidariedade? Onde se escondem, onde moram, onde vivem as famílias que prometeram um ano mais humano, mais solidário, mais...?”. E acontece aquela mãe e o filho caídos na calçada da cidade grande. Atrapalhando a passagem do ano...
 
Nem tudo é tão dramático, ou trágico. Há “Conversas com um papagaio literário”, contando a história de Lázaro, que adotou um desses pássaros, que pertencera a um amigo, solteirão solitário, sem parentes, falecido de repente, fulminado pela solidão. Na noite silenciosa, envolvido pelo sono de Morfeu, dormia o herdeiro do bichinho, quando este se manifestou: “Ser ou não ser: eis a questão”. Depois de um silêncio, ouviu-se: “Nenhum homem é uma ilha isolada: cada homem é uma partícula do continente, uma parte da Terra...”.
 
Livro para se ler... e presentear, agora que é dezembro.
 
_________________
* Manoel Hygino dos Santos é escritor e jornalista, da Academia Mineira de Letras; autor, entre outros, de Considerações sobre Hamlet.

Faça seu comentário, dê sua opnião!

Imprimir
Voltar
Página Inicial

Autores Selvagens

Autor

» Silas Corrêa Leite

Começou a escrever aos 16 anos, no jornal "O Guarani", de Itararé, no Estado de São Paulo. Autor do hino ao Itarareense e relator da ONG Transparência nas Políticas Públicas. Crê no humanismo e critica o "Brasil S/A". Vê a arte como instrumento de libertação (Manuel Bandeira); seus textos apresentam-se como um testemunho das amarguras de seu tempo de lucros globalizados e injustos e riquezas impunes de um neoliberalismo insano de privatarias e o inumano neoescravismo da terceirização.

Colunas e textos Selvagens

© 2008 - 2021 - Editora e Livraria Letra Selvagem - Todos os Direitos Reservados.