Editora LetraSelvagem

Literaura Brasileira

Os melhores escritores do Brasil

Ricardo Guilherme Dicke

Romance, Poesia, Ficção

Deus de Caim

Olga Savary

Nicodemos Sena

Edivaldo de Jesus Teixeira

Marcelo Ariel

Tratado dos Anjos Afogados

LetraSelvagem Letra Selvagem

Santana Pereira

Sant´Ana Pereira

Romance

Nicodemos Sena

Invenção de Onira

A Mulher, o Homem e o Cão

A Noite é dos Pássaros

Anima Animalista - Voz de Bichos Brasileiros

A Espera do Nunca mIas (uma saga amazônica)

O Homem Deserto Sob o Sol

Romancista

Literatura Amazonense

Literatura de Qualidade

Associação Cultural Letra Selvagem

youtube
Destaque Cadastre-se e receba por e-mail (Newsletter) as novidades, lançamentos e eventos da LetraSelvagem.
Lançamento do livro K - O escuro da semente

Críticas

Fonte maior
Fonte menor
Testamento crítico de Nelly
Página publicada em: 16/08/2013
Seção No Prelo
Obra monumental, de 976 páginas, traz ensaios sobre 81 escritores brasileiros do século XX. (Nota publicada originalmente no jornal “O Globo”, Caderno Prosa & Verso, RJ, 22 de junho de 2013)
Aos 91 anos de idade e 50 dedicados à docência universitária e ao exercício de pensar a literatura, a crítica Nelly Novaes Coelho lançou dia 29 de maio, às 19 horas, na Casa das Rosas, em São Paulo, mais uma obra para entrar nas estantes de referência.

A autora de Dicionário crítico de escritoras brasileiras, Panorama histórico da literatura infantil e juvenil e Literatura infantil – Teoria, análise, didática, entre outros títulos, publica agora Escritores brasileiros do século XX – Um testamento crítico (LetraSelvagem), obra monumental (976 páginas) na qual apresenta pequenos ensaios sobre 81 nomes que, “por sorte ou acaso”, como ela diz, se puseram em seu caminho.

Escritores consagrados (Graciliano Ramos, Érico Veríssimo, João Ubaldo) dividem espaço com aqueles que Nelly resgata da “insensibilidade crítica” ou desinteresse do mercado (Cornélio Pena, Murilo Rubião, Campos de Carvalho) e outros que ela diz que o público ainda precisa conhecer (Samuel Rawet, Vicente Cecim, José Agrippino de Paula). O lançamento do novo legado intelectual da professora será também uma homenagem a ela, feita pelos escritores Ignácio de Loyola Brandão e Cyro de Mattos (ambos na coletânea) e pelos acadêmicos Fábio Lucas e Benjamin Abdala Jr.

Faça seu comentário, dê sua opnião!

Imprimir
Voltar
Página Inicial

Autores Selvagens

Autor

» Fábio Lucas

Professor, ensaísta, tradutor, crítico e teórico da literatura, lecionou em seis universidades norte-americanas, cinco universidades brasileiras e uma portuguesa. Dirigiu o Instituto Nacional do Livro em Brasília, bem como a Faculdade Paulistana de Ciências e Letras. É autor de mais de 50 obras de crítica e ciências sociais. Considerado um dos mais importantes críticos e conferencistas internacionais de literatura brasileira.

Colunas e textos Selvagens

© 2008 Associação Cultural LetraSelvagem - Todos os Direitos Reservados.