Editora LetraSelvagem

Literaura Brasileira

Os melhores escritores do Brasil

Ricardo Guilherme Dicke

Romance, Poesia, Ficção

Deus de Caim

Olga Savary

Nicodemos Sena

Edivaldo de Jesus Teixeira

Marcelo Ariel

Tratado dos Anjos Afogados

LetraSelvagem Letra Selvagem

Santana Pereira

Sant´Ana Pereira

Romance

Nicodemos Sena

Invenção de Onira

A Mulher, o Homem e o Cão

A Noite é dos Pássaros

Anima Animalista - Voz de Bichos Brasileiros

A Espera do Nunca mIas (uma saga amazônica)

O Homem Deserto Sob o Sol

Romancista

Literatura Amazonense

Literatura de Qualidade

Associação Cultural Letra Selvagem

youtube
Destaque Cadastre-se e receba por e-mail (Newsletter) as novidades, lançamentos e eventos da LetraSelvagem.
Lançamento do livro K - O escuro da semente

Críticas

Fonte maior
Fonte menor
Nelly e outros do século XX
Página publicada em: 02/08/2013
Manoel Hygino dos Santos
Titular em Literatura pela USP, aposentada desde 1992, a Profª Nelly Novaes Coelho publicou, aos 91 anos de idade, um livro de 976 páginas, no qual analisa a obra de 81 ficcionistas brasileiros publicados no curso do século XX (romancistas, novelistas, contistas), "uma das mais belas e importantes iniciativas no campo das letras no Brasil, em 2013", segundo o cronista Manoel Hygino dos Santos. (Comentário publicado originalmente no jornal "Hoje em Dia", 01/08/2013, Belo Horizonte)
Não se permitira que maio, mês tão rico e belo no calendário brasileiro, encerrasse sem que se presenteasse o país com uma obra importante às letras. Assim, no dia 29, na Casa das Rosas, em São Paulo, lançou-se Escritores Brasileiros do Século XX. Um testamento crítico de Nelly Novaes Coelho, agora indispensável às boas bibliotecas e aos leitores bem informados. Realização da editora LetraSelvagem, de Taubaté, de Nicodemos Sena, tem exatamente 976 páginas e pode ser considerada, sem medo de errar, uma das mais belas e importantes iniciativas no campo das letras no Brasil, em 2013.

Ademais, a autora merece esta homenagem por décadas de dedicação, durante os quais estudou em profundidades nossos melhores escritores, tendo selecionado 81 que mais lhe mereceram o interesse. O volume que sai revela quem é e o que faz Nelly Novaes Coelho, professora titular da Universidade de São Paulo, com 50 anos de pesquisas, leituras e releituras de obras apresentadas em cursos universitários, no Brasil, Portugal e Estados Unidos.

É necessário esclarecer que a autora se eximiu de tocar nos nomes e na produção dos autores mais em voga, focalizados pela crítica no século passado, como Jorge Amado, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Mário de Andrade, Érico Veríssimo, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, João Ubaldo e Ignácio de Loyola. Talvez achasse melhor recorrer a outros escritores, não menos brilhantes, mas que não conseguiram, por motivos que não cita, sensibilizar a crítica e os meios de comunicação social. Assim, é um trabalho extremamente útil aos que leem e aos que querem ler o que de bom se produziu no centênio passado.

Bem oportuno, portanto, dizer-se que o resultado é uma obra que faz justiça a excelentes autores, partida de Nelly, nascida em 17 de maio de 1922 e pertencente a tronco dos Novaes, um dos mais antigos do Vale do Paraíba. Incansável, ela permanece em atividades na pesquisa e análise da literatura contemporânea brasileira e português, prometendo novos lançamentos. A propósito, Tatiana Belinky a respeito opinou:

“Livro fascinante, fruto de amplas e profundas pesquisas, estudos, leituras e, claro, ideias, conclusões, hipóteses e mesmo perguntas da sua ilustre autora - esta incrível Nelly Novaes Coelho. Ela, a querida e sempre admirada mestra Nelly, com as suas posturas ético-filosóficas, 'antigas', contemporâneas."

_____________
*Manoel Hygino dos Santos é escritor e jornalista, membro da Academia Mineira de Letras

Faça seu comentário, dê sua opnião!

Imprimir
Voltar
Página Inicial
© 2008 Associação Cultural LetraSelvagem - Todos os Direitos Reservados.