Editora LetraSelvagem

Editora e Livraria Letra Selvagem

Literaura Brasileira

Os melhores escritores do Brasil

Ricardo Guilherme Dicke

Romance, Poesia, Ficção

Deus de Caim

Olga Savary

Nicodemos Sena

Edivaldo de Jesus Teixeira

Marcelo Ariel

Tratado dos Anjos Afogados

LetraSelvagem Letra Selvagem

Santana Pereira

Sant´Ana Pereira

Romance

Nicodemos Sena

Invenção de Onira

A Mulher, o Homem e o Cão

A Noite é dos Pássaros

Anima Animalista - Voz de Bichos Brasileiros

A Espera do Nunca mIas (uma saga amazônica)

O Homem Deserto Sob o Sol

Romancista

Literatura Amazonense

Literatura de Qualidade

Associação Cultural Letra Selvagem

youtube
Destaque Cadastre-se e receba por e-mail (Newsletter) as novidades, lançamentos e eventos da LetraSelvagem.

Críticas

Fonte maior
Fonte menor
Homenagem à Nelly Novaes Coelho
Página publicada em: 07/06/2013
Cyro de Mattos
Homenagem prestada à professora e escritora Nelly Novaes Coelho, pela passagem de seus 91 anos de idade, 50 anos de docência universitária e crítica literária. O evento aconteceu na Casa das Rosas (Espaço Haroldo Haroldo de Campos de Poesia e Literatura), em São Paulo, em 29/05/2013. Na ocasião, foi lançada a primeira edição do novo livro de Nelly Novaes Coelho: "Escritores Brasileiros do Século XX - Um Testamento Crítico", editado pela LETRASELVAGEM.
Antes que esqueça quero saudar os ilustres componentes da mesa, na pessoa do romancista Ignácio de Loyola Brandão, e agradecer ao escritor e editor Nicodemos Sena pelo convite que me trouxe para participar de evento tão significativo.


Senhores e senhoras:


A linguagem literária é caminho  importante para a compreensão do outro mais  o mundo.  As obras literárias falam à imaginação e ao sentimento. As científicas, de preferência à razão. A soma da sabedoria humana não está apreendida por nenhuma linguagem. Nenhuma linguagem em particular é capaz de exprimir todas as formas e graus de compreensão humana. De todas as linguagens a que mais se aproxima dessa condição é a literária A literatura é a expressão mais completa do homem, como ente que pensa e sente. Todas as outras expressões referem-se ao homem enquanto especialista de uma atividade. Só a literatura concebe e apreende o homem enquanto homem. Sem distinção nem qualificação alguma. É a via mais direta para que os povos se entendam e se encontrem como irmãos. Assim, ela devolve ao ser humano, o que de fato lhe  pertence como aptidão e aderência:  a inteligência e a emoção.

Essa crença nos sinais visíveis da escrita como expressão do pensamento mágico e lógico é o que Nelly Novaes Coelho  vem transmitindo em  sua prática de docência universitária e exercício da crítica literária durante 50 anos. Portadora de uma didática admirável, pesquisadora exemplar, analista  lúcida.  Registra a voz de muitos autores que vêm dando seu testemunho de vida e ideais por meio da Palavra. Seus dicionários de escritoras brasileiras e da literatura infantil e juvenil brasileira são pontos elevados na valorização do corpo literário brasileiro.

Ao colocar a cultura e a literatura  em tão rico  patamar, contribuindo decisivamente para a construção do patrimônio comum a todos os estudiosos e criadores literários, o trabalho dessa  intelectual é assombroso. A tarefa de pesquisa,  cara às universidades, à reflexão das mutações do mundo, historicidade e atualidade do homem, circunstanciado no ontem e no hoje,  encontra em Nelly Novaes Coelho  a dinâmica perfeita que emerge da vocação voltada para os campos investigativos e interpretativos, culturais e literários.

Em sua contribuição enciclopédica e analítica da literatura, como os iluministas de ontem, essa intelectual rara desincumbe-se da jornada com erudição, consciência crítica e uma santa paciência de pesquisadora. Ela sempre está surpreendendo. Depois de enriquecer o corpo das letras brasileiras com volumes importantes como Literatura e Linguagem, Literatura Infantil, Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras,  Dicionário Crítico de Literatura Infantil e Juvenil Brasileira, Panorama Histórico da Literatura Infantil/Juvenil,  na idade em que muitos já aposentaram suas ferramentas, eis que ela brinda agora seu público leitor com este Escritores Brasileiros do Século XX, resultado de 50 anos de pesquisas, leituras e releituras de obras apresentadas em cursos universitários, congressos, seminários, colóquios, no Brasil, Portugal e Estados Unidos da América.

São 81 escritores analisados neste precioso e extenso livro. Dos mais conhecidos,  Jorge Amado, Graciliano Ramos. Guimarães Rosa, Mário de Andrade, Oswaldo de Andrade, João Ubaldo Ribeiro, Ignácio de Loyola Brandão,  passando por nomes expressivos que ficaram esquecidos da crítica e do mercado editorial,  Cornélio Pena, Gustavo Corção, Adonias Filho, Murilo Rubião, Victor Giudice, Campos de Carvalho,  Alcides Pinto, e ainda outros que precisam de divulgação para melhor serem conhecidos:  Vicente Cecim, Olavo Pereira, Agrippino de Paula, Fausto Antonio, Ricardo Guilherme Dicke, Mora Fuentes, Samuel Rawet, Alaor Barbosa e outros. Todos esses autores dão voo à razão e à emoção quando abordam a problemática existencial do ser humano e a crise de uma sociedade exaurida de valores e sentidos.

A escritora admirável revela que  foi a “Sorte ou o Acaso” que puseram em seu caminho os 81 escritores reunidos e analisados neste seu último livro. A generosidade, a humildade e a solidariedade são marcas da alma dessa grande  criatura.  Os autores aqui analisados tiveram, sim,  a sorte ou o acaso de ser posta em seus caminhos uma intelectual da grandeza de Nelly. Um autor para ser instituído como cânone precisa de um crítico dotado  de instrumental teórico suficiente, que  chame a atenção para as questões estéticas, seja capaz de revelar os elementos estruturantes que entraram  na composição da  forma e conteúdo da obra.

No meu caso,  de autor baiano insulado em Itabuna, cidade localizada  no sul da Bahia, distante do eixo Rio e São Paulo,  que ainda funciona como tambor cultural desse país inculto, por mais que o mundo hoje seja uma aldeia globalizada, nem sei como agradecer a inclusão  na relação desses escritores maiores elencados no testemunho crítico da Nelly.

É  uma grande honra está aqui,  nesse momento festivo, de reconhecimento e afetividade. Felicito a sempre  lembrada  e querida amiga  Nelly  por seus 91 anos de idade, repetindo,  como ela certa vez nos disse,  que  sem leitura e escrita a vida não tem emoção.  Termino  minha pequena homenagem a quem tanto deu às letras brasileiras, às inúmeras gerações em seu ciclo de docência universitária e no exercício da crítica literária, durante 50 anos, dizendo: “Obrigado,  Nelly,  por tudo que você  fez pela sociedade e, em particular, pela  literatura brasileira. Você ama a literatura. A literatura tem mostrado que ama você”.


_________________
* Cyro de Mattos é escritor baiano de Itabuna; autor, entre outros, de Os Brabos e Berro de Fogo (contos)                                       

** Integraram a Mesa oficial do evento em homenagem à Profª Nelly Novaes Coelho os escritores Ignácio de Loyola Brandão e Cyro de Mattos, além dos críticos Fábio Lucas e Benjamin Abdala Jr.

Faça seu comentário, dê sua opnião!

Imprimir
Voltar
Página Inicial
© 2008 - 2021 - Editora e Livraria Letra Selvagem - Todos os Direitos Reservados.