Editora LetraSelvagem

Editora e Livraria Letra Selvagem

Literaura Brasileira

Os melhores escritores do Brasil

Ricardo Guilherme Dicke

Romance, Poesia, Ficção

Deus de Caim

Olga Savary

Nicodemos Sena

Edivaldo de Jesus Teixeira

Marcelo Ariel

Tratado dos Anjos Afogados

LetraSelvagem Letra Selvagem

Santana Pereira

Sant´Ana Pereira

Romance

Nicodemos Sena

Invenção de Onira

A Mulher, o Homem e o Cão

A Noite é dos Pássaros

Anima Animalista - Voz de Bichos Brasileiros

A Espera do Nunca mIas (uma saga amazônica)

O Homem Deserto Sob o Sol

Romancista

Literatura Amazonense

Literatura de Qualidade

Associação Cultural Letra Selvagem

youtube
Destaque Cadastre-se e receba por e-mail (Newsletter) as novidades, lançamentos e eventos da LetraSelvagem.

Críticas

Fonte maior
Fonte menor
Poesia sob controle da audiência
Página publicada em: 22/03/2013
Rodrigo Nunes Xavier
Uma poesia capaz de causar impacto e perplexidade. E um poeta que não se deixa "modelar" pela expectativa do "público". Segundo problematiza um "internauta". (Texto publicado originalmente em http://olharbeheca.blogspot.com)
Hoje tive conhecimento de um autor aqui da região chamado Marcelo Ariel. Ele lançou um livro chamado Tratado dos anjos afogados em que registrou os poemas compostos em seus vinte anos de carreira. Uma das características do autor é que o que ele escreve é bastante alternativo.
 
Conversando com um professor de redação, ele diz que a característica de misturar diversos elementos inusitados faz de Marcelo Ariel um autor interessante. Num mesmo poema Ariel mostra influência de Platão, filmes da moda, eventos da história mundial e situações cotidianas. Aí perguntei pro professor por que isso é interessante e ele disse que este é um jeito diferente de escrever, sem compromisso com os estilos literários e poéticos. Isso me fez pensar no controle da audiência modelando o comportamento de um escritor.
 
Veja um dado curioso da vida do Marcelo Ariel. Ele começou a escrever na época quando ajudava a mãe nos cuidados de um irmão esquizofrênico. Os dois iam para a biblioteca de Cubatão, Ariel lia de tudo e escrevia algo para o irmão ler. O irmão, esquizofrênico, fica sob controle de estímulos que apresentem relação de oposição (minha leitura comportamental da esquizofrenia, tradicionalmente descrita como uma cisão com a realidade), ou seja, vai ouvir e atentar para aquilo que for diferente, diverso, sem coerência, sem lógica. Supondo que a atenção do leitor é o reforçador para o comportamento de escrever, e que o leitor em questão atenta para aquilo que exibe oposições, poemas "mix" são selecionados.
 
É bem o oposto do que acontece com um literato sujeito à academia, por exemplo. A comunidade acadêmica está sob controle de todo o produto agregado das pessoas que se comportaram em milhares de anos da história da literatura. Várias formas de escrever já foram selecionadas e várias outras já foram extintas, sendo que o escritor hoje é reforçado quando escreve aquilo que esta comunidade específica aprova - e a coerência parece ser um critério tradicional para o reforço.
 
Este é o dilema de Marcelo Ariel: se sua audiência o modelou a escrever "poemas esquizofrênicos", ele não pode ser compreendido pela academia da literatura. Porém, o terceiro nível de seleção também está sujeito a alterações. Uma vez que uma variação passe a contribuir para a comunidade obter reforço (no caso, pela denúncia de questões sociais relevantes, reforço negativo), tal prática cultural pode ser selecionada. Poemas esquizofrênicos que contribuam para o alívio do sofrimento humano pelo apontamento de dilemas sociais podem vir a ser importantes e impactantes. Talvez por isso o professor de redação a que me referi no começo do post se mostre interessado em comprar o livro de Ariel.
 
____________________
* Rodrigo Nunes Xavier

Faça seu comentário, dê sua opnião!

Imprimir
Voltar
Página Inicial

Autores Selvagens

Autor

» Erorci Santana

Erorci Santana (Erorci Ferreira Santana) nasceu em 23 de junho de 1960, no distrito de Penha do Cassiano, Comarca de Governador Valadares, Estado de Minas Gerais, Brasil. Conforme escreve escritor e crítico Ronaldo Cagiano nas orelhas do livro: "Com O tambor subterrâneo, verdadeira arqueologia de olhares e sentidos, Erorci Santana consolida-se como escritor (...). Seu talento e versatilidade são comprovados pelo sofisticado trabalho dessa escritura que faz um encontro entre tradição e vanguarda, impondo-se pela universidade e abrangência temática e por um peculiar sentimento do mundo, integrando a linhagem daqueles verdadeiros estilistas, comprometidos com uma arte de alto nível".

Colunas e textos Selvagens

© 2008 - 2021 - Editora e Livraria Letra Selvagem - Todos os Direitos Reservados.