Editora LetraSelvagem

Editora e Livraria Letra Selvagem

Literaura Brasileira

Os melhores escritores do Brasil

Ricardo Guilherme Dicke

Romance, Poesia, Ficção

Deus de Caim

Olga Savary

Nicodemos Sena

Edivaldo de Jesus Teixeira

Marcelo Ariel

Tratado dos Anjos Afogados

LetraSelvagem Letra Selvagem

Santana Pereira

Sant´Ana Pereira

Romance

Nicodemos Sena

Invenção de Onira

A Mulher, o Homem e o Cão

A Noite é dos Pássaros

Anima Animalista - Voz de Bichos Brasileiros

A Espera do Nunca mIas (uma saga amazônica)

O Homem Deserto Sob o Sol

Romancista

Literatura Amazonense

Literatura de Qualidade

Associação Cultural Letra Selvagem

youtube
Destaque Cadastre-se e receba por e-mail (Newsletter) as novidades, lançamentos e eventos da LetraSelvagem.

Críticas

Fonte maior
Fonte menor
"Deus de Caim" revela talento literário ferozmente original
Página publicada em: 12/12/2010
Marçal Aquino
Ricardo Guilherme Dicke compõe denso mosaico de inspiração bíblica (Resenha publicada no caderno 'Ilustrada' da "Folha de São Paulo", em 27/08/2010)
Bons escritores contam (boas) histórias; grandes escritores criam mundos.
 
O mato-grossense Ricardo Guilherme Dicke (1936-2008) integrou, sempre com modéstia e extremo rigor, o seleto grupo de autores que estabelecem universos próprios para o transcurso de sua ficção, como a Macondo, de García Márquez ou a Yoknapatawpha, de Faulkner.
 
O reino mítico de Dicke chama-se Pasmoso, lugarejo de localização incerta nos confins do Mato Grosso, onde se passa Deus de Caim, seu romance de estreia.
 
Poucos escritores foram tão aclamados, e ignorados com igual fervor, quanto Dicke. Deus de Caim recebeu o Prêmio Walmap, atribuído por um júri do qual faziam parte Jorge Amado e Guimarães Rosa.
 
Publicado em 1968, o romance não apenas fincou os marcos geográficos da literatura de Dicke, mas também seus marcos estéticos.
 
ESTILO VIGOROSO
 
Na trama, que remete de forma direta à história de Caim e Abel, os gêmeos Jônatas e Lázaro Amarante, seres primitivos do sertão do Pasmoso, entram em conflito quando se apaixonam pela mesma mulher, Mirina.
 
Um mundo bruto vem à tona, temperado por intolerância e preconceito. Na verdade, é a linguagem o maior personagem da prosa de Dicke. Com um estilo vigoroso e enganosamente simples, que não esconde em nenhum momento seu alto grau de elaboração, ele conduz o leitor para um território de incertezas.
 
E compõe um denso mosaico que, aos poucos, revela os segredos da família Amarante e seus desvios. Romance de linhagem regionalista, porém a partir de uma sofisticada operação de linguagem. Literatura destinada a paladares exigentes. Depois de uma temporada no Rio, na década de 1960, Dicke recolheu-se a Cuiabá, onde até o final da vida dividiu seus interesses entre a literatura e a pintura. A fidelidade ao seu projeto literário fez com que o escritor nunca chegasse a grandes públicos.
 
Nem por isso ele concedeu. Ao contrário: radicalizou ainda mais seus procedimentos e construiu uma obra que é uma sequência de narrativas caudalosas e invariavelmente premiadas (e negligenciadas), como Caieira, Último Horizonte e O Salário dos Poetas, este um catatau de 500 páginas de uma prosa quase impenetrável.
 
Por fim, uma menção de louvor à LetraSelvagem, valente editora de Taubaté, pela ousadia de recolocar Deus de Caim em circulação, oferecendo, a leitores que busquem um pouco mais do que mero entretenimento, grande oportunidade de (re)descoberta de Ricardo Guilherme Dicke e de sua literatura ferozmente original.
 
______________
* Marçal Aquino é autor de Cabeça a Prêmio e O Invasor

Faça seu comentário, dê sua opnião!

Imprimir
Voltar
Página Inicial
© 2008 - 2021 - Editora e Livraria Letra Selvagem - Todos os Direitos Reservados.