Editora LetraSelvagem

Editora e Livraria Letra Selvagem

Literaura Brasileira

Os melhores escritores do Brasil

Ricardo Guilherme Dicke

Romance, Poesia, Ficção

Deus de Caim

Olga Savary

Nicodemos Sena

Edivaldo de Jesus Teixeira

Marcelo Ariel

Tratado dos Anjos Afogados

LetraSelvagem Letra Selvagem

Santana Pereira

Sant´Ana Pereira

Romance

Nicodemos Sena

Invenção de Onira

A Mulher, o Homem e o Cão

A Noite é dos Pássaros

Anima Animalista - Voz de Bichos Brasileiros

A Espera do Nunca mIas (uma saga amazônica)

O Homem Deserto Sob o Sol

Romancista

Literatura Amazonense

Literatura de Qualidade

Associação Cultural Letra Selvagem

youtube
Destaque Cadastre-se e receba por e-mail (Newsletter) as novidades, lançamentos e eventos da LetraSelvagem.

Críticas

Publicado em: 11/12/2023

A história do neurocirurgião que mergulhou na mente, na vida e na obra de Dostoiévski

Por: Maria Fernanda Rodrigues
O neurocirurgião e escritor Edson Amâncio transforma sua obsessão pela biografia do escritor russo, que ele começou a conhecer melhor na faculdade ao descobrir que ele tinha epilepsia, no romance "Meu Dostoiévski : Os Minutos Finais" (entrevista publicada no jornal "O Estado de S. Paulo" em 09/12/2023)
Publicado em: 18/04/2021

“Ladrões nos celeiros: avante, companheiros!, de Nicodemos Sena

Por: Silas Corrêa Leite
Para que serve a arte? Será ela completamente inútil diante da miséria humana, da exploração do homem pelo homem, em tempos atrozes, em que "debaixo de um luar sujo, uma criança come um caramujo"? Pode o artista quedar-se silente e basbaque diante do Mal que se traveste de Bem e segue ceifando vidas indefesas? Leia a resenha a seguir, do escritor Silas Corrêa Leite, sobre o poema-livro de Nicodemos Sena, publicada no jornal de literatura "Linguagem Viva", setembro-2018, São Paulo, SP.
Publicado em: 12/04/2021

Contos do uruguaio Leonardo Garet exibem um estranho horror psicológico

Por: Adelto Gonçalves
Escritor dos mais fecundos e exponenciais da Literatura uruguaia, poeta, ficcionista, ensaísta especializado na obra de seu conterrâneo Horácio Quiroga. A seguir, resenha do escritor e crítico brasileiro Adelto Gonçalves, publicada no jornal "Opção" (15.09.2021, Goiânia, GO).
Publicado em: 24/02/2021

Nicodemos Sena e a reconstrução do mundo amazônico

Por: Adelto Gonçalves
Nascido em 1958 em Santarém do Pará, Nicodemos Sena passou parte de sua infância entre os índios maués, na região de fronteira entre os Estados do Pará e Amazonas.
Em 1977, seguiu para São Paulo, onde teve seu primeiro emprego numa indústria têxtil localizada no bairro do Ipiranga, vivendo num cortiço, onde conheceria “seres da noite” semelhantes ao que povoariam seus futuros romances.
Estudando à noite, formou-se em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP).
Depois de passar pelas redações de vários órgãos da imprensa paulista, no início de 2000, recebeu convite para dirigir a redação do jornal A Província do Pará e a principal editora de Belém, a Cejup, trabalhando na capital paraense até o fim do ano, quando retornou ao Estado de São Paulo, mais especificamente à cidade de São José dos Campos.
Em 2003, saiu
Publicado em: 12/07/2018

Caio Porfírio Carneiro no coração

Por: Cyro de Mattos
O escritor Cyro de Mattos escreve sobre a vida e a obra de Caio Porfírio Carneiro, grande ficcionista brasileiro falecido em 2017 em São Paulo. Leia a seguir, na íntegra.
Publicado em: 26/05/2018

Sabedoria de Portugal

Por: Manoel Hygino dos Santos
Vida, costumes, história, política... A Amazônia brasileira sob a ótica do mineiro Fábio Lucas, que faz uma "viagem" ao Norte através da literatura. Leia, a seguir, o texto do crítico mineiro Manoel Hygino dos Santos, publicado originalmente no jornal "Hoje em Dia", Belo Horizonte-MG, 17.09.2012.
Publicado em: 26/05/2018

As "peregrinações amazônicas" de Fábio Lucas

Por: Carmen Schneider Guimarães
Uma "viagem" à Amazônia majestosa e ainda tão pouco conhecida dos brasileiros, através da literatura até aqui produzida "na" e "sobre" essa região, com sua diversidade étnica e cultural e seus dilemas. Confira, a seguir, a resenha da crítica mineira Carmen Schneider Guimarães.
Publicado em: 25/05/2018

“Os Vira-Latas da Madrugada”: entre a reportagem e o romance histórico

Por: Will Prado
Livro de Adelto Gonçalves, ambientado na periferia da cidade de Santos do início dos anos 1960, revela as agruras da população à época da irrupção do Regime Militar no Brasil. Confira a resenha de Will Prado publicada originalmente no caderno Opção Cultural do jornal "Opção" de Gioânia-GO, em 29.07.2017.
Publicado em: 25/05/2018

Revisitação aos mitos da infância

Por: Anderson Braga Horta
"Um belo romance moderno", assim conclui o poeta, escritor e crítico Anderson Braga Horta, sobre "Choro por ti, Belterra!", de Nicodemos Sena. Confira a resenha na íntegra. (Publicada originalmente no suplemento literário "Correio das Artes", encartado no jornal "A União", outubro-2017, João Pessoa-PB)
Publicado em: 27/07/2017

Baú de lembranças

Por: Fernando Py
Em busca da infância perdida, um filho acompanha seu pai ao lugar onde este teria sido feliz. Livro-metáfora. Livro-poesia. Vida que salta do "baú de lembranças" diretamente para a Literatura. Estranho olhar. Memória enlouquecida que ilumina uma "realidade" distorcida. (Leia, a seguir, a resenha de Fernando Py, publicada originalmente no jornal "A Tribuna de Petrópolis", Petrópolis, RJ, 9/6/2017)

161 registros(s) encontrado(s)

- Proxima Página
© 2008 - 2021 - Editora e Livraria Letra Selvagem - Todos os Direitos Reservados.